Brises: Conheça esse elemento arquitetônico
- admconcretizeproje
- 4 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Você já deve ter visto pelas ruas, edificações que possuem esse tipo de elemento arquitetônico:

Esses elementos se chamam brises e são uma opção mais sustentável para sua edificação. Eles protegem o ambiente da incidência da luz solar, além de manter uma temperatura agradável. São uma ótima alternativa para quem busca privacidade em um ambiente bem ventilado, pois impedem que as pessoas de fora vejam o interior da edificação.
Brise é uma abreviação do termo francês “brise-soleil”, que significa “quebra-sol”. Eles podem ser executados de diversas formas e materiais, mas é importante que sejam feitos cálculos para que sejam implementados no local adequado.
Além das vantagens citadas acima, também é importante salientar as desvantagens desses elementos, como por exemplo o valor inicial para implementação e a necessidade de manutenção e limpeza frequente.
Os brises estão presentes em projetos de grandes arquitetos, como por exemplo o edifício copan, de oscar Niemeyer.

Tipos de Brises: Posição
São verticais e horizontais, os principais tipos de brises. Para definir o ideal para a sua fachada, é necessário observar a posição da edificação.
Para fachadas leste e oeste, que recebem o sol da manhã e o da tarde, são indicados os brises verticais:

Já para fachadas norte, que recebem sol durante o dia todo, são indicados brises horizontais.

As fachadas sul, não recebem muito sol. Por isso, brises não são indicados para esse tipo de edificação.
Tanto os brises verticais quanto os horizontais, podem ter lâminas fixas ou móveis. As vantagens do modelo móvel é que você pode mudar a posição dos brises de acordo com o movimento do sol e também da necessidade de privacidade, no entanto, sua manutenção costuma ser mais difícil.
Tipos de Brises: Materiais
- Metálicos (Aço ou Alumínio): É o material mais utilizado, pois é produzido em escala industrial e possui maior facilidade de manutenção. Contudo, é a opção de custo mais elevado.

- Concreto: Bastante comum em prédios públicos e escolas, tem alta durabilidade e é fácil de limpar. Possui benefícios térmicos inferiores aos demais.

-Madeira: Oferecem maior conforto térmico e é uma opção mais sustentável quando são utilizadas madeiras de demolição. Necessita de maior cuidado e manutenção.

-PVC: Grande conforto térmico e durabilidade.

O que achou dos brises? É uma ótima solução para quem deseja ambientes bem ventilados e com luz natural.



Comentários