top of page

Cobogó - Elemento da arquitetura brasileira

  • admconcretizeproje
  • 6 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Você conhece os cobogós? São aqueles belos blocos vazados que vemos em muitas edificações. Eles são uma criação brasileira mas para entender os cobogós, precisamos falar sobre os elementos que deram origem a eles: os muxarabis.


Muxarabi é uma espécie de treliça de madeira originário da arquitetura árabe. Oferece iluminação e ventilação natural e permite privacidade, pois quem está do lado de fora do imóvel não consegue ver seu interior. São até hoje utilizados em diversos países do mundo, como elemento arquitetônico e até mesmo decorativo no interior das residências.

ree

Agora que você já conhece os Muxarabis, vamos falar de Brasil?

Aqui no Brasil, temos os Cobogó, que foi projetado originalmente como uma solução para permitir a circulação de ar e luz em edifícios, sendo um elemento próprio para o nosso clima tropical. É composto por blocos perfurados que se encaixam uns nos outros, formando uma estrutura sólida.


Inicialmente era fabricado em cimento ou em tijolo, mas com o decorrer dos anos passou a ser moldado com os mais diversos materiais, como por exemplo argila, vidro, mármore ou cerâmica esmaltada, além de ganhar cores para combinar com qualquer ambiente.


O cobogó também é muito versátil em termos de design. Ele pode ser encontrado em diferentes tamanhos, formas e cores, o que significa que pode ser combinado com outros elementos de design de interiores para criar um ambiente único e personalizado.

ree

Além de ser uma opção funcional, também é uma opção ecológica. Ele permite a circulação de ar sem a necessidade de recorrer a sistemas de ar-condicionado, ajudando a manter o ambiente fresco e ventilado. Além disso, ele é resistente à umidade e aos raios UV, o que o torna ideal para uso em áreas externas, como varandas, jardins e piscinas.


São poucas as pessoas que conseguem pronunciar o nome “cobogó”, sem trocar letras ou gaguejar. A verdade é que esse nome é formado pela união da primeira sílaba do sobrenome de cada um dos seus criadores: Coimbra, Boeckmann e Góis.

Em termos de construções famosas que fazem uso do cobogó, é possível citar os famosos Edifícios do Parque Guinle, no Rio de Janeiro, uma das obras mais importantes do modernismo brasileiro, em que o cobogó aparece como elemento que remete à arquitetura colonial.


ree

O cobogó pode ser usado para diversas finalidades, aqui vão alguns exemplos de uso:



 

Comentários


© 2023 by Concretize Projetos. All rights reserved.

bottom of page