Disjuntor, DR e DPS: Qual a diferença entre esses dispositivos?
- admconcretizeproje
- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Sabia que tem um dispositivo que te ajuda a proteger os eletrodomésticos numa tempestade ou falta de luz? E digo mais, esse dispositivo pode ser previsto no projeto elétrico da sua casa? Pois é, trata-se do DPS.
Se você acompanha o Instagram da Inove Projetos, já aprendeu o que é um disjuntor e qual a sua importância. Nesse artigo, aprofundaremos um pouco mais e falaremos sobre DR e DPS. Cada dispositivo é obrigatório dependendo do tipo de edificação de acordo com a NBR 5410. Você já ouviu falar nesses equipamentos?
Recapitulando... O que é um disjuntor?

O Disjuntor serve para proteger a instalação elétrica, ele é responsável pelo controle da corrente que passa pelos condutores. Em caso de curto-circuito ou sobrecarga, ele desarma, desligando todo o circuito elétrico. Existem diversos tipos de disjuntores, como:
· Disjuntores de alta tensão: Indicados para grandes potências;
· Disjuntores térmicos: Protegem os equipamentos contra sobrecargas e curtos-circuitos;
· Disjuntores magnéticos: Desarma na ocorrência de elevações de temperatura.
· Disjuntores termomagnéticos: Uma união dos dois últimos citados acima, é a melhor opção para residências.
Mas, além dos disjuntores, existem outros itens que são importantes para aprimorar o seu projeto elétrico e proteger a sua casa. São eles:
Interruptor Diferencial Residual – IDR ou DR

Esse equipamento protege contra choques provocados pelo vazamento de corrente na instalação. O vazamento pode ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em algo metálico. Seu uso é obrigatório em áreas constantemente molhadas.
Sua atuação permite o desligamento automático em duas situações distintas:
· Contato Direto: A pessoa toca em um condutor eletricamente carregado.
· Contato Indireto: A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que está com defeito.
Dispositivo de Proteção Contra Surtos – DPS

Esses dispositivos tem a característica de proteger a sua Rede Elétrica de descargas Atmosférica, portanto, ele se desliga quando é percorrido pela descarga elétrica de um raio.
O DPS não deve ser confundido com equipamentos como estabilizadores, réguas de tomada, fusíveis, entre outros. Ele oferece proteção contra raios e grandes picos de tensão, o que é uma característica exclusiva deste produto, sendo capaz de desviar a sobrecarga para o aterramento. Assim, conseguimos impedir os danos que as tempestades e raios podem causar.
Eaí? Sabia de tudo isso? Se gostou do conteúdo, entre em contato conosco!



Comentários