O que é Projeto Hidrossanitário?
- admconcretizeproje
- 1 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
O Projeto Hidrossanitário é o que orienta todas as instalações de uma edificação que envolvem fluidos. É dividido em duas partes: projeto hidráulico e projeto sanitário e visa um bom funcionamento de todos os aparelhos hidráulicos, assim como, a destinação corretas para efluentes sanitários e pluviais, garantindo economia no custo final da obra.
É necessário respeitar as diferentes regras disponibilizadas pelas companhias de saneamento de cada região, mas, na maioria dos casos é composto por: Planta de água fria (e água quente se houver), planta de esgoto sanitário, planta de esgoto pluvial, esquema vertical do reservatório, estereogramas e detalhamentos.
A Planta de barriletes deve apresentar todo o percurso e dimensionamento de água fria e água quente, desde a alimentação fornecida pela companhia local de abastecimento, passando pelo reservatório, mostrando a sua saída para os barriletes que finalmente desaguam nas colunas de água fria de cada ambiente da edificação. A planta de água fria pode ser apresentada em conjunto com a planta de água quente, diminuindo os custos de plotagem.
Imagem 1: Recorte de Planta de Barriletes
Toda água utilizada na edificação acaba se transformando em esgoto, seja em forma de resíduos industriais, dejetos humanos ou águas servidas e precisam ser tratados antes de voltar para rios ou lagos da região evitando contaminações que podem afetar a saúde de humanos ou animais que possuem contato com esses ambientes. O projeto de esgoto sanitário precisa apresentar todo o dimensionamento e elementos como fossa séptica, filtro e sumidouro que garantem um tratamento básico para os efluentes.
O projeto de esgoto pluvial muitas vezes é apresentado junto ao esgoto sanitário, no entanto, é um projeto mais simples em que a água proveniente da chuva pode ser encaminhada para o meio fio sem qualquer tratamento.
Imagem 2: Recorte do Projeto de esgoto Pluvial e Sanitário
Os estereogramas mostram o caminho e o dimensionamento das tubulações dentro de cada ambiente, garantindo ao profissional que irá executar a obra um fácil entendimento de onde deverão ser colocados os tubos e as conexões. O esquema vertical do reservatório funciona como um detalhamento de instalação para o profissional encarregado da execução, deve mostrar todos os elementos e dimensões dos dispositivos que garantem o funcionamento correto do reservatório.
Imagem 3 Estereograma de banheiro
Em edificações com até 3 pavimentos, projetos hidrossanitários tem como principal objetivo dimensionar para que a vazão e a pressão sejam adequadas para cada aparelho e que os esgotos tenham as destinações corretas, além de procurar o máximo de economia possível para execução da obra.
Com isso, O Projeto Hidrossanitário se mostra um projeto complementar de grande importância em qualquer edificação. A INOVE possui profissionais qualificados para oferecer este serviço e resolver o seu problema. Quer tirar aquele projeto do papel com segurança e economia? É só entrar em contato.






Comentários