Tipos de Cotina: Qual é a ideal para os seus ambientes?
- admconcretizeproje
- 12 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Pode não parecer, mas a decoração da sua casa é muito importante e pode interferir no seu ânimo do dia a dia. As cortinas e persianas, além de ajudar no controle da iluminação, também são elementos decorativos que fazem toda a diferença para o seu ambiente. Por isso, nesse artigo te mostraremos os tipos de cortinas e persianas e para que elas servem.
CORTINAS
Quando se fala em tipos de cortina, podemos separar em dois fatores:
Tipo de Abertura
Tipo de Tecido
TIPOS DE ABERTURA:
Cortina de Varão: As cortinas que possuem esse tipo de abertura podem ser feitas com argolas, laços ,alças ou ilhós:
Cortina de Trilho Deslizante (Suíço): Abertura feita através de roldanas, geralmente utilizado em cortinas mais leves ou que possuem mais de uma camada, para que possam ser manuseadas separadamente.

TIPOS DE TECIDO:
Voil: É um tecido delicado e super fino, ideal para ambientes que precisam de mais iluminação. Possui um visual sofisticado e minimalista.

Blackout: É um tecido grosso e pesado, ideal para quartos e outros ambientes que precisam de um grande bloqueio de iluminação.

Renda: É o tecido ideal para quem busca um visual mais gracioso e detalhado para o seu ambiente, porém necessita de um forro ou de uma cortina secundária para ser funcional, pois a renda sozinha possui apenas fins decorativos.

Linho: É um tecido super sofisticado, ideal para salas e ambientes que buscam um visual mais clássico e clean. Geralmente possui cores mais neutras e naturais.

Jacquard:. Assim como o blackout, é um tecido pesado que bloqueia a entrada de luz. Por ser um tecido trabalhado, é considerada uma opção mais elegante e requintada.

PERSIANAS
A abertura das persianas pode ser feita manualmente através de um cordão lateral ou de forma automatizada. Elas existem em dois formatos: Horizontal e Vertical e podem ser formadas por lâminas metálicas, de madeira, PVC ou tecido.
As persianas também possuem diferentes modelos, são eles:
Rolô: Em seu mecanismo, a cortina abre ao se desenrolar e fecha ao se enrolar. É um dos modelos mais caros, mas possui fácil manuseio e limpeza.

Romana: Em seu mecanismo, a cortina sobe criando dobras no tecido. É um modelo clássico e fita em tecidos mais leves.

Painel: Persiana que abre de forma lateral, agrupando suas folhas quando está aberta e as espalhando quando está fechada. Ideal para grandes janelas, portas de vidro ou até divisão de ambientes.

Duofold ou Top Down: Esse mecanismo permite a abertura tanto de cima quanto de baixo.

Double Vision: Proporciona a entrada parcial ou total de luz, através de faixas horizontais translucidas e opacas. Seu mecanismo é semelhante ao da persiana romana.

Celular: Seu mecanismo funciona como uma sanfona. Possui bloqueio total de iluminação e grande conforto térmico e acústico.

Eaí, já escolheu o tipo de cortina ideal para o seu ambiente? Se você gosta de conteúdos sobre decoração e arquitetura, siga-nos no instagram!
Comments