Tipos de Janela: Saiba quais escolher
- admconcretizeproje
- 26 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Está em dúvida em qual modelo de janela escolher para a sua casa? Nesse artigo iremos te mostrar alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher a sua janela.
Quais são os tipos de janela?

De Abrir: Semelhante ao mecanismo das portas, as janelas de abrir possuem dobradiças que permitem a abertura para dentro ou fora do ambiente. É uma opção indicada para cidades mais quentes, pois garante boa ventilação.

Veneziana: Ideal para ambientes onde bate muito sol, pois permite a regulação da entrada de luz, e ventilação devido a inclinação das paletas. Também é indicado para ambientes onde são necessários mais privacidade e aconchego, como quartos e salas.

De Correr: É um dos modelos mais comuns devido a sua praticidade e otimização de espaço, pois ela abre e fecha lateralmente. Geralmente são combinadas a outro tipo de janela, para garantir o controle de iluminação nos ambientes.

Guilhotina: Composta por duas folhas sobrepostas, sua abertura é feita na vertical. É um modelo fácil de limpar, mas é preciso um pouco de força para sua abertura, senso assim, não são indicadas para quartos de crianças ou idosos. Assim como no modelo acima, é comum que as guilhotinas sejam combinadas á outros tipos de janela.

Sanfonada ou Camarão: Suas folhas são dobradas para o lado de fora do ambiente, proporcionando abertura total da janela e consequentemente uma ótima ventilação e iluminação. Sua limpeza é um pouco mais complicada, mas é um modelo elegante e funcional.

Fixa: Não possui abertura, indicada para quem busca apenas um ponto de luz para o ambiente. São um modelo bastante elegante e feitas em diversos tamanhos e formatos diferentes.

Pivotante: Esse modelo possui um mecanismo que faz com que a janela gire em torno do seu próprio eixo. É um modelo prático, de fácil limpeza e permite um bom controle da ventilação. Porém, não é compatível com grades, cortinas e telas.
Basculante: É o modelo mais utilizado em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois mantém a iluminação natural e permite regulação de entrada de ar. Possui uma estrutura fixa e outra móvel, que é acionada através de uma alavanca lateral.

Maxim-ar: Parecida com a basculante, mas sua abertura fica somente para o lado de fora do ambiente. Possui apenas uma folha e é indicado para ambientes pequenos. Dependendo do tipo de vidro, o modelo proporciona privacidade e boa ventilação.

Tombar: Parecida com a maxim-ar, porém com abertura para dentro do ambiente. Traz bastante ventilação e iluminação.

Janelas mistas: Atualmente é bastante comum o uso de janelas híbridas, onde sua abertura pode ser feita diversas maneiras, como as janelas de abrir e tombar.
Também é possível combinar dois modelos na mesma janela, como por exemplo as janelas que possuem folhas sanfonadas junto com vidros de correr ou guilhotina.
As janelas podem ser feitas em diversos materiais, como por exemplo:
Alumínio: Indicado para lugares mais úmidos ou que pegam chuva, pois possuem maior resistência à água.

Aço: Possui alta durabilidade e resistência, mas não podem ter contato com a água pois podem enferrujar.

Madeira: É mais aconchegante e possui um visual rústico, mas dependendo do tipo de madeira, também não é indicado o contato com água e umidade.

PVC: É resistente e prático para limpeza. Seu material também funciona como isolante acústico.

Eaí, curtiu as dicas? Aqui na concretize nós te ajudamos a construir o seu lar dos sonhos. Não esqueça de nos acompanhar para não perder os nossos consteúdos!
Comments